Até o momento, temos 10.552 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.830 vias Esportiva, 658 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Chaminé limpa, estreita e média, também conta com lances de oposição e agarras, podendo ser protegida por Nuts e Friends grandes. Começa estreita no início e se alarga logo acima. Após cerca de 25 metros, chega-se a uma boa parada. Em seguida, continua-se em lance de chaminé, sendo possíveis costuras com Nuts e Friends grandes, saindo em oposição até um grande platô de mato, logo acima, onde há um grampo de 3/8". Mais um pequeno trecho em agarras e se atinge o mato final. A descida pode ser feita por caminhada. A via é limpa, bonita e rápida de ser acessada, merecendo sua repetição. Curiosamente possui este nome pois um dos conquistadores, o André Ilha, deixou cair seus óculos, dentro da chaminé, durante a conquista, quando guiava a via, já a cerca de 25 metros do solo. Os óculos jamais foram encontrados.
ATENÇÃO: não se pode afirmar com precisão que a via esteja localizada na montanha indicada. Consultado em 2019, o conquistador André Ilha não se lembrou e não conseguiu precisar a localização da via, pelo que se supõe seja neste ponto tendo em vista as descrições contidas no relatório de conquista.
Fonte: Centro Excursionista Petropolitano - relatório de conquista
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários